sábado, 16 de novembro de 2013

PASSA OU REPASSA

Geografia 2º Semestre 2013
Felipe Henrique da Silva felipemagrao189@hotmail.com
Marcus Vinicius V. Gonçalves marcus_gonssalves@hotmail.com
Pedro Henrique Nogueira pedrohenrique_nogueira20@hotmail.com
Rodrigo Rogério rodrigoprouni@hotmail.com
Vanildo Aparecido Fernandes vanildoaf@engeset.com.br
OBJETIVO: Fazer com que o aluno aprimore seus conhecimentos gerais da Geografia através de um jogo de perguntas e respostas.
CONTEÚDO: Conhecimentos gerais de Geografia
SÉRIE: 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.
MATERIAL: Livros didáticos, caixa para armazenar as questões e assim sorteá-las, folhas de papel A4 para confeccionar os cartões, caixa de bombom para premiação da equipe vencedora.
REGRAS:
1. Divide-se a sala de aula em dois grupos, podendo dar quaisquer nomes às equipes.
2. O professor irá selecionar uma pessoa de cada equipe para responder as questões que serão sorteadas, faz-se um sorteio para verificar quem irá responder primeiro.
3. Lançar a pergunta, onde o aluno terá um tempo de trinta segundos para formular a resposta podendo consultar o grupo, caso este aluno erre a resposta, o outro aluno terá direito a tentar a resposta correta também tendo o tempo de trinta segundos para formular a mesma, caso ocorra o erro a pontuação será lançada para a equipe adversária. Por isto que o nome do jogo é passa ou repassa. Acertando a equipe ganha pontos que serão marcados na lousa.
4. A equipe que fizer mais pontos receberá será a vencedora e fica a critério do professor a forma de premiação.
REFERÊNCIAS: BARRETO, Mauricio. Atlas Escolar Geográfico. Ed. Escala Educacional Nova Edição, 2007.

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom poder levar o conhecimento para os alunos através de um jogo, Poder levar algo diferente do eles estão acostumados, tirando da rotina escolar.
      Felipe Henrique 2°semestre Geografia 2013

      Excluir
  2. Foi uma experiencia boa apesar que no inicio poucos alunos mostraram interesse mais no decorrer da atividades chamaram atenção é quase toda sala estava envolvida na brincadeira pedagógica.

    Rodrigo Rogerio
    Curso: Geografia
    2º semestre

    .

    ResponderExcluir
  3. Apesar de algumas dificuldades encontradas no início por conta do pouco interesse do alunos , posteriormente a sala toda estava envolvida e participando do jogo, e assim insistiram para que fosse aplicado novamente em outra data.

    Marcus Vinicius Verissimo Gonçalves
    Curso: Geografia 2° Semestre. 2013.

    ResponderExcluir
  4. Leonardo Rossi - 2° Semestre do curso de História da Universidade de Franca - 2013

    Eu gostei muito desse jogo por que se assemelha ao jogo do meu grupo, faz com que o aluno se itere mais com a matéria estudada, e interaja mais com os colegas de classe a a professora. Trás um maior conhecimento e uma capacidade de raciocínio maior. O jogo é dinâmico e muito divertido, como as crianças de hoje em dia gostam.

    ResponderExcluir
  5. Luís Fernando Nogueira de Almeida- 2 Semestre do curso de História 2013.

    O jogo é muito bom, e ele faz com que o aluno desperte mais interesse para a matéria, e isso tudo faz com que se torne uma aula diferente que atraía os alunos.

    ResponderExcluir
  6. Esses jogos trazem conhecimentos, que prende o interesse dos alunos a participarem das aulas, o professor garante o aprendizado sem parecer uma obrigação, e assim o conhecimento acontece de forma livre.

    Aluno: Maria Consuelo Aquino Nascimento
    Curso: Artes/3° ano

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante esse jogo, com conteúdos que prendem a atenção dos alunos e fazem com que eles se dediquem mais sobre o assunto relacionado as perguntas. A premiação com chocolates é ótima, assim, o aluno se interessa muito mais em participar.

    Jordania Moura Cardoso - 2º semestre/Geografia - UNIFRAN 2013

    ResponderExcluir
  8. Este jogo ficou bem dinâmico, com conteúdos e divertido. Acredito que pode despertar um interesse maior nos alunos em aprender, pois, não é um ensino/aprendizagem em que os educandos se sentem presos, e não se torna um conteúdo massante. Muito bem elaborado.

    Dayana Banharelli. - Artes - 3º Ano.

    ResponderExcluir
  9. Na aplicação do jogo em sala de aula os alunos envolveram com entusiamo e dedicação no evento, demostrando que o professor precisa ser dinâmico e versátil na elaboração das aulas do dia-a-dia.
    Vanildo Aparecido Fernandes
    2° Semestre de Geografia/2013 - Unifran

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. É uma excelente maneira para incentivar o aluno a procurar buscar o conhecimento de modo autônomo para que este consiga se sobressair no jogo.
    Rafael Negreiros Dias 2º semestre Geografia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para que possamos compartilhar conhecimentos.